Atividade Varejo
As mudanças decorrentes da abertura de mercado por meio da globalização vêm modificando o mercado de varejo, principalmente com a vinda de fortes grupos do exterior, o que gera grande competitividade nesse setor.
O acirramento da concorrência tem levado esse segmento a buscar diferenciações, sejam por meio de investimentos em automação e programas de prevenção de perdas, por treinamentos, visando à busca de agilidade e eficiência operacional, ou, ainda, pela preservação das margens de lucros.
De igual forma, observa-se que, na busca pela fidelidade do cliente, o varejo tem sido pressionado a utilizar estratégias cada vez mais focadas no consumidor final, estabelecendo, assim, um grande ritmo competitivo, o qual possibilita a expansão e a sobrevivência desse segmento de negócio.
A evolução histórica tanto do varejo brasileiro quanto o de outros países está diretamente relacionada ao cenário em que se assenta a infra-estrutura das cidades. Além disso, necessitam principalmente de uma concentração mercadológica que pressupõe a existência de pessoas, dinheiro, autoridade para comprar e, evidentemente, disposição para comprar. Adicionalmente à facilidade de transporte e comunicações, é determinante para o crescimento varejista o próprio crescimento das cidades.
Questão 2. Quais são as oportunidades e as ameaças de marketing dessas mudanças para o varejo nacional?
O setor varejista brasileiro tem enfrentado nos últimos tempos uma grande exposição. Têm chamado atenção não somente alguns negócios, concluídos ou não, mas também mudanças de comando, tendências do próprio mercado, assim como oportunidades abertas para o crescimento.
Setores, como os de eletroeletrônicos e de medicamentos, assistiram recentemente ao fechamento de grandes negócios, que formaram grupos fortes e representativos.