Atividade sobre Risc x Cisc
1.0 Descreva as principais características das arquiteturas RISC e CISC: Qual das duas arquiteturas possui melhor desempenho? Justifique sua resposta citando vantagens e desvantagens para as duas arquiteturas.
Os defensores da arquitetura CISC propugnam que instruções mais complexas resultarão em um código-objeto menor, o que reduz um consumo de memória, com reflexos no custo do sistema. Isso não é necessariamente correto se considerarmos que uma menor quantidade de instruções nem sempre acarreta menor quantidade de bits (e é a quantidade efetiva de bits que consome menos memória e a menor custo). Se cada instrução CISC possuir mais operandos que as instruções RISC e se cada um de seus operandos ocupar uma boa quantidade de bits na instrução, então poderemos ter um programa CISC maior em bits do que um programa em máquina RISC, apesar de o programa para o processador RISC possuir maior quantidade de instruções.
2.0 Quanto ao modo de endereçamento RISC e CISC: Qual das duas arquiteturas possui melhor desempenho? Justifique sua resposta citando vantagens e desvantagens para as duas arquiteturas.
A RISC possui Menor quantidade de modos de endereçamento de memória
As instruções de processadores RISC são basicamente do tipo Load/Store, desvio e de operações aritméticas e lógicas, reduzindo com isso seu tamanho.
A grande quantidade de modos de endereçamento das instruções de processadores
CISC aumenta o tempo de execução das mesmas.
3.0 Quanto ao uso de pipeline descreva vantagens e desvantagens em relação as duas arquiteturas.
Processadores RISC são também otimizados para operações de uma única tarefa devido ao grande número de registradores que possuem e à grande quantidade de estágios de pipelining. No CISC essa quantidade de estagio e menor.
Modo de execução com Pipelining: uma das características mais relevantes da arquitetura RISC é o uso de pipelining, mesmo sabendo que ela