ATIVIDADE SEMI Filme Uma Mente Brilhante
LAURA CANASSA SAVIGNANO – TURMA 2/NOTURNO
5º SEMESTRE
Avaliação multiaxial do personagem principal, o matemático norte-americano John Nash:
Eixo I – Esquizofrenia do tipo paranoide Problemas de Relacionamento Associado a um Transtorno Mental
A esquizofrenia é caracterizada pelo DSM-IV como uma perturbação cuja duração mínima é de seis meses e inclui no mínimo um mês de delírios, alucinações, discurso desorganizado, comportamento amplamente desorganizado ou catatônico. Os sintomas característicos envolvem uma série de disfunções emocionais que acometem a percepção, a linguagem e a comunicação, o controle comportamental, o afeto, a fluência e produtividade do pensamento, o impulso e a atenção.
No tipo de esquizofrenia (paranoide) abordado no longa metragem, podemos notar a presença de delírios ou alucinações auditivas acentuadas (no caso de John elas são auditivas e visuais, quando ele vê Charlie, etc), e em contrapartida uma relativa preservação do funcionamento cognitivo (John diz aos seus “colegas” de sala que as aulas nublam a mente e destroem a criatividade autentica/ John se empenha em encontrar o algoritmo que descreva o movimento das pombas) e do afeto. Os delírios são tipicamente persecutórios (por exemplo, quando John tem certeza de que está sendo perseguido e fica olhando os carros pela janela) ou de grandeza (no momento em que John planeja sua rotina ultrassecreta e crê que está ajudando o governo numa missão, entregando correspondências num lugar, porém, abandonado). Os delírios podem ser múltiplos, mas geralmente são organizados em torno de um tema coerente.
Concomitantemente, John apresenta prejuízo na interação social,
Eixo II – Personalidade com traços obsessivos compulsivos
John demonstra tais traços, por exemplo, no momento em que está conversando com Charlie no telhado e diz a ele que precisa olhar além e encontrar uma ideia original, para se sobressair, para ser