atividade semana 4 Fundamentos da educa o
1193226
Educação na modernidade
Curitiba
2015
ATIVIDADE DA 4ª SEMANA
Descrição da atividade
Nosso intuito, nesta atividade, é estimular sua reflexão sobre os objetivos propostos para a escola ao longo da Idade Moderna que, em seu final, se caracterizou pelo progresso técnico-científico, pelo uso da razão e pelo fortalecimento dos Estados.
Sendo assim, explique quais eram os objetivos da escola na modernidade e porque estes estavam em oposição. Tenha como referência o protagonismo dos Estados na organização da educação formal e o que é necessário para efetivar a formação subjetiva do indivíduo.
Sua atividade deverá conter, no máximo, uma lauda. Disponibilize-a no Portfólio.
A educação ganha e ocupa cada vez mais importância na Sociedade Moderna e faz parte dos valores do cidadão.
Por um lado a pedagogia moderna tenta formar cidadãos compatíveis com o projeto politico do Estado, portanto, trata-se de uma educação conformista e padronizada em prol de uma convivência pacifica, em outro lado como oposição o ideal da escola como instituição educacional consiste em promover uma formação critica e consciente. Rabelais e Montaigne fazem uma critica ao ensino que era voltado para o Clero e não acrescentavam para uma sistematização de um aprendizado objetivado para o aprendizado humano e estudos humanísticos. Galileu rejeitou as teorias apoiadas nas autoridades e insistiu em uma verdadeira observação e investigação da natureza. Toda a modalidade da revolução cientifica alteraram profundamente o rumo da educação.
Outro ponto que absorveu valores e conhecimentos para a Educação na Modernidade foi o Iluminismo, a substituição da causa de Deus como centro dos estudos e investigações para a “Razão”. Como Kant disse: No iluminismo que a humanidade alcança a idade da razão, ou seja, a sua maturidade.
O Iluminismo sempre obteve ideias de procurar aumentar o conhecimento visando uma