ATIVIDADE RH
Pós Graduação
Disciplina: Gestão de Pessoas
Prof.: Waldeciria Costa
ATIVIDADE/ AVALIAÇÃO
Valor: 10,0
Uma pesquisa realizada com jovens engenheiros na ALCOA em 2012 concluiu que os motivadores financeiros podem ser eficientes na atração, contudo são aqueles associados à gestão de pessoas, à cultura e à imagem da organização que fortalecem o sentimento de pertencimento, elevando a efetividade no desenvolvimento e retenção daqueles considerados talentos. Tal conclusão reforça algumas teorias que salientam que alguns motivadores não financeiros são mais efetivos na construção de um relacionamento de longo prazo entre a organização e os profissionais, do que os motivadores financeiros.
(Disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/9338)
1. Baseado no que foi visto nas aulas, e em sua experiência de vida e trabalho, responda:
Você considera que programas de recompensas não financeiras e de benefícios conseguem fazer retenção de talentos nas empresas? Justifique sua resposta, indicando que recompensas e condições seriam necessárias para a retenção de talentos.
Na realidade a questão financeira não é a única motivadora na retenção de talentos, outros fatores figuram tão ou mais importante que o fator financeiro. Alguns aspectos como a imagem e seriedade da empresa à se trabalhar, plano de carreira efetivo e que demonstra crescimento no nível de hierarquia dentro da empresa, o ambiente de trabalho também é muito levado em consideração. Todos esses aspectos podem ser considerados na hora da escolha de uma empresa para se trabalhar.
Então não é apenas a questão financeira, mas a soma de todos os esses fatores podem ser considerados para a retenção de talentos dentro de uma empresa.