Atividade Reino De Kush
A História da Antiguidade nunca desceu o rio Nilo nos livros didáticos, atitude que muda com os últimos anos, após a LDB de 1997. A História da África está em alta, e não é simplesmente pelo fato de "ser obrigatório" , mas porque é fantástico. Uma destas sociedades africanas é o Reino de Kush, que ficou localizado na Núbia e tem mais ou menos 2000 anos. Sua capital denominava- se Napata, após um período de relações amistosas com o Egito, a capital passou a ser Meroé cujo recursos naturais prosperou a sociedade.
Era em geral, uma das primeiras sociedades negras da nossa história e que, em relações sociais, possui um dinamismo tão influente quanto o Egito, a Grécia e a Roma. Homens e mulheres poderiam galgar o poder sem distinção de sexo. A rainha-mãe denominava-se Candace e até hoje este título é homenageado pelos grupos afro-brasileiros. O ouro era a principal riqueza, a relatos de pirâmides levantados com este metal. O Reino de Kush sobreviveu mais tempo do que o Egito, apenas em 325 Kush foi conquistado pelo Reino de Axum.
Existia uma relação política e cultural muito forte entre Kush e o Egito, este também construíam pirâmides e praticavam a mumificação. O Egito já dominou Kush assim como Kush dominou o Egito, foi denominado a época da dinastia dos faraós negros.
A Núbia localiza-se atualmente entre o Sudão e o Egito. Países que vivem graves problemas econômicos, políticos e sociais. Não temos muitos trabalhos acadêmicos sobre essa região e a dificuldade dos historiadores para tal empreitada é dificultada pelos problemas regionais.
Para meus alunos de Araruna, do qual temos pouquíssimos negros em sala de aula, o Reino de Kush é importante para levar a diversidade, para eles perceberem que os negros possuem história e que eles de forma direta ou indireta fazem parte desta história.
Espero que tenham gostado do tópico, pois é o primeiro que escrevo com esta natureza.
RESPONDA
1)A respeito do Reino de Kush,responda as questões em seu