Atividade Psicop Soc E Cult Uma Arqueologia Da Percep O
823 palavras
4 páginas
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZUNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA, SOC E CULTURA
PROFESSORA: LUÍZA FREITAS
ALUNOS: Elias Regis Candea, Germaniely de Oliveira e Renata Vieira Luz
Texto: Machado, R. Uma arqueologia da percepção. In Ciência e saber, a trajetória da arqueologia de Foucault. (2ª ed.). (pp. 57-81). Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.
Questão: Discuta acerca da noção de medicalização da loucura, relacionando, a partir de um olhar arqueológico, as condições que possibilitaram sua emergência.
(instruções da professora que estão no unifor on line)
Quando discutimos a medicalização da loucura em Foucalt, devemos esclarecer não o que ocorreu no processo histórico, mas questionar quais as condições históricas que se apresentaram para modificar essa postura da sociedade em relação à loucura. Esse processo, esclarecido no texto estudado, começou com a indignação da sociedade em ver os loucos enclausurados junto com uma população heterogenia que também foram presos.
Já nas mudanças econômicas é apresentado o capitalismo, com seu imperativo de tornar a maior toda a população capaz em força de trabalho, mas uma vez marginalizando a loucura, pois tanto não produzia como não consumia, estando fora do processo capitalista.
Na política, percebe-se na leitura, uma intenção de libertar do enclausuramento e manter em observação, mas operante, os pobres válidos e deixando os doentes ao poder da assistência social como um pensamento filantrópico.
Diante dessas condições históricas apresentadas, os loucos não foram libertados, mas reclusos em casas específicas. Desta nova forma de lhe dar com o louco, separadamente dos outros capazes, que o enfoque emergente é de ver a loucura como interioridade, que deve ser medicalizada, tratada e por conseguinte torna-la inofensiva. Que levou a uma restruturação das instituições de reclusão do louco, partindo para um processo curativo.
(germaniely)
A