Atividade - Psicologia como profissão
Não. O psicólogo precisa que as pessoas falem de si, contem sua história, dialoguem, exponham suas reflexões. Ele pode junto ao paciente, desvendar razões e compreender dificuldades, caracterizando-se, em sua intervenção.
2- O curso de psicologia auxilia as pessoas a conhecerem-se melhor? Existem outras formas de se obter esse conhecimento?
Sim. A idéia de que o aprendizado dos conhecimentos científicos possibilita sempre um melhor conhecimento da vida humana, aumentando o conhecimento sobre nós mesmos.
3- Que diferença há entre a ajuda prestada por um psicólogo e um amigo?
Amigo – não planeja sua intervenção, não usa conhecimentos específicos, nem pretende diagnosticar ou intervir em algum aspecto percebido como crucial. Psicólogo- é intencional, planejada e feita com utilização de conhecimentos específicos do campo da ciência.
4- Em que se diferenciam as práticas do psicólogo e do psiquiatra?
O psicólogo trata o paciente quando sua mente atrapalha seu comportamento.
Já o psiquiatra, trata o comportamento do paciente que tem sua mente afetada por transtornos mentais.
Um psicólogo não pode receitar remédios. Um psiquiatra está apto a prescrever medicações e determinar internações.
5- Qual a finalidade do trabalho de um psicólogo? Quais as áreas de atuação dos psicólogos?
A finalidade do trabalho do psicólogo esta ganhando espaço como profissional da saúde, esse profissional trabalha ao lado de outros profissionais assim promovendo a saúde.. Consultórios, clínicas psicológicas, hospitais, ambulatórios, centros de saúde, escola ou instuições educacionais. Há ainda de dedicar ao magistério de ensino superior e à pesquisa . E podemos lembrar que a Psicologia é utilizada em vários locais de trabalho.
6- Há abusos no uso da psicologia? Quais?
O abuso da Psicologia foi dado pelo fato de não estar sendo usado o conhecimento para a promoção da saúde da coletividade, com isso pode ser dito que " a