Atividade práticas supervisionadas
O primeiro capítulo está dividido em seis seções que abrange a introdução, os objetivos geral e específico, a justificativa, o problema, a hipótese e a metodologia aplicada no trabalho.
2.1. Introdução / Teorias conceituais
CONCEITOS DE ORGANIZAÇÃO
Segundo Muniz (2007), organização é a segunda função administrativa relacionada com a atribuição de tarefas, agrupamento de tarefas em equipes ou unidades organizacionais e alocação dos recursos necessários para o funcionamento eficiente e eficaz, portanto, o processo de arranjar e alocar, estabelecer a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização para que eles possam alcançar os objetivos estabelecidos. Assim a organização é o processo de engajar as pessoas em um trabalho conjunto de maneira estruturada para alcançar objetivos comuns.
Segundo Mintzberg,( ANO) há sete tipos ou configurações de organizações. Cada tipo é caracterizado pela parte da organização que é mais importante para suas operações. A parte mais importante (key part) influencia a organização e define sua estrutura. A existência de uma parte mais importante e a estrutura da organização depende de certas condições que variam de um caso para outro. Nos tipos de Mintzberg, combinam-se ingredientes das idéias de Weber e Etzioni. Os gerentes devem entender a configuração de sua organização para garantir a harmonia de suas partes e seu funcionamento eficaz. Segundo Caravantes, (ANO) o conceito de organização é muito amplo, capaz de englobar vários agrupamentos sociais, na medida em que os participantes estão interligados por uma rede de relações e comungam de certos valores e normas.
"Organizações são unidades sociais (ou grupos humanos) deliberadamente construídos e reconstruídos para atingir objetivos específicos". Corporações, exércitos, escolas, hospitais, igrejas e prisões estão aí incluídas: tribos, classes, grupos étnicos, grupos de amizade e família estão excluídos.