Atividade Prática: ”Impulsão”
Objetivo: Determinar a impulsão que a água exerce sobre o corpo.
Introdução teórica: A impulsão é uma força exercida sobre o corpo pelo fluido onde ele se encontra parcial ou totalmente imerso. Tem direção vertical, sentido de baixo para cima e valor igual ao peso do volume de fluido deslocado. A impulsão (I) determina-se entre a diferença do peso real (P real) e do peso aparente (P aparente). O peso real é o peso que um corpo realmente pesa e o peso aparente é o peso que um corpo parece ter quando mergulhado num fluido(menor do que o peso real).
Material: Proveta; Dinamómetro; Peça matálica; Apróximadamente 150 ml de água.
Procedimento experimental: Primeiro analisámos a escala do dinamómetro para determinármos o valor da menor divisão. De seguida, suspendemos a peça metálica no gancho do dinamómetro e registámos o valor indicado por este (peso real da peça). Depois de identificado o valor real, colocámos água na proveta (aproximadamente 150 ml). Voltámos a suspender a peça metálica no dinamómetro e introduzimos a peça suspença na água. Observámos o valor do peso aparente da peça metálica, representado no dinamónmetro, e registámos. Também visualizámos o volume da água com a peça metálica no interior da proveta e registámos o valor apresentado.
Registo de observações:
Objeto Peso Real (N) Peso Aparente (N)
Peça Metálica 4,90N ± 0,05N 4,50N ± 0,05N
V inicial=150 ml
V final (água e objeto)=160 ml
Analise da escala do dinamómetro: Alcance - 2N Menor divisão da escala – 0,1N Erro de medição – 0,05N
Tratamento de Resultados: Com os valores observados podemos calcular o valor da impulsão e determinar o volume da peça metálica.
I=P real-P aparente fórmula
I=4,90-4,50=0,40N ±0,05N
V peça metálica=V final-V inicial fórmula
V peça metálica=160-150=10 ml
Conclusão/críttica: O objetivo desta atividade prática foi cumprido, uma vez que conseguimos determinar a