Atividade para reflexão
Atividade para reflexão
Disciplina: Infância, adolescência, envelhecimento e famílias.
Professora:
Tendo como referência os textos e as discussões em sala, reflita sobre cada questão e apresente os elementos teóricos para sustentar a argumentação.
1- As relações familiares são influenciadas por singularidades e múltiplas diversidades. Porque é importante reconhecermos estes aspectos no processo interventivo do assistente social?
É importante porque como afirmou (MARX) é preciso ir alem das aparências, ir à busca da essência, sair do individualismo, da superficialidade, levando em conta os ciclos de vida, dificuldades e suas implicações. Como é uma profissão altamente interventiva e reflexiva, o Assistente Social deve pautar sua conduta em princípios sólidos, para não ficar no senso comum, observar os vários aspectos que cada família trás, trabalhar a autonomia do sujeito, criando mecanismo de intervenção na questão social.
2- A formação social-etnico-cultural da população brasileira tem importância fundamental na dinâmica e organização das famílias. Explicite os aspectos históricos que confirmam tal afirmativa.
Aspectos de diferentes culturas que se entrelaçam, e formam a família Brasileira, que é orientada por uma lógica burguesa. Grande submissão e imposição do modelo de família nuclear composta por pai mãe e filhos, na atual conjuntura este modelo não se configura isolado. Direitos foram garantidos, não se trata mais como bastardo o (a) filho(a) constituído fora do casamento, o mesmo tem direito a paternidade. Não existe modelo ideal, é a família vivida ancorada pela legislação. Há que se pensar, portanto, que, as famílias com as quais atuamos, são influenciadas pelo meio (igreja, estado, ciência, mídia) resulta dessa complexidade e estão sujeitas às determinações históricas e sociais.
3- A política de Assistência Social