atividade para nota
Explique o que seria uma lei eficaz?
A toda norma jurídica sempre se associa efeito social. O efeito social da norma pode ser sua aceitação real e seu cumprimento, ou a sua hostilização frontal oposição ou comportamento contraria ou ainda o simples descaso dela.
A eficácia pode sugerir conformidade com interesses e necessidades do grupo total ou condições e sanção de imposição e/ou alienação geradas em subgrupos que dispunham de poder.
Qual a relação possível entre direito e controle social?
O controle social e o direito pressupõem um avanço na construção de uma sociedade democrática que é determinante para alterações profundas nas formas de relação do aparelho de Estado com o cidadão. O direito, as normas de trato social e as normas morais (costumes) que é o sistema normativo extrajurídico, compõem o aparato do controle social. A experiência coletiva ensinou que as exigências do direito são aquelas sem as quais a sociedade não se pode equilibrar e que delas não pode abrir mão, por isso as sociedades reservam à proteção das disposições jurídicas uma sanção organizada e incondicionada.
1) Explique o que seria uma lei eficaz?
1- O que foi o Organon Aristotélico?
Foi a tentativa de traduzir no papel o conhecimento humano de diferentes culturas e países, pretendendo assim trazer em conceitos rápidos o conhecimento humano.
2- O que foi a Propedêutica?
Foi a disciplina introdutória a natureza Ontológica do Direito 3- O que é a Ontologia?
Ontologia vem do grego: ontos = ser e logos = razão, lógica. Organizar a sociedade, resolver conflitos, senso de justiça. Segundo Maria helena Diniz a palavra Ser é multívoea, tem uma variedade de sentidos. O ser, em , será aquilo que todos os entes têm em comum; o ser é o que o ente tem e que o faz ser ente. A rigor, ontologia deveria significar teoria do ente, pois consiste na tentativa de classificar o ente, de definir a estrutura de cada tipo de ente.
4- Porque o Direito é