Atividade para EJA
Numero de negros ultrapassa o numero de brancos no Brasil:
Estudo feito pelo(Ipea) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, diz que Brasil tem cerca de 97 milhões de pessoas se declararam negras (pretas ou pardas), contra 91 milhões de brancos.
História
Os nossos ancestrais africamos
Os negros africanos trazidos, principalmente da costa ocidental da Africa. Os nossos colonizadores trouxeram, aproximadamente, 5 milhoes de pessoas que foram utilizadas como mão de obra escrava em diversas atividades como agricultura, mineiração, serviços domésticos, etc . Observe o mapa a seguir, ele mostra os principais locais de origem dos escravos trazidos para o Brasil.
A escravidão africana foi praticada durante mais de três séculos. No Brasil, do século XVI ao final do século XIX. Os africanos era considerados inferiores, animais irracionais e não tinham alma, religião e cultura. Não passavam de objetos, mercadorias. E eram escravizados por meio de horríveis torturas físicas,, a executar os piores tipos de tarefas.
A resistência negra
A resistência à escravidão começou ainda na África e na travessia do oceano Atlântico. As fugas desses escravos constituíram em diferentes formas de residências na historia brasileira. Por exemplo, quilombos, mocambos, que acabavam em revoltas, roubos, sabotagens, assassinatos, suicídios e abortos. O mais importante foi o Quilombo de Palmares, no século XVII, formado por várias aldeias. Palmares foi liderado por Zumbi. O qual morreu no dia 20 de novembro, muito tempo depois foi escolhido como “Dia Nacional da Consciência Negra”
Consequências da escravidão
A escravidão no Brasil teve como um dos resultados a exclusão social, ainda hoje observada nas periferias e favelas dos grandes centros urbanos do país. As influencias
A influncia da cultura africana é grandeno Brasil: A língua , alimentação, ritmos musicais, danças, literatura, poesia, religião, instrumentos musicais, vestimentas, penteados, etc.