atividade pacto 2
O sentido de o professor estar na escola é o desafio da busca , busca por um caminho que faça sentido para processo de formação dos educandos, percorrendo diversos atalhos do saber para concretizar o objetivo de formar indivíduos compromissados com a sua realidade e com a sociedade de forma responsável , consciente e justa.
Estar na escola para o jovem é a construção do ser: busca pela identidade, aceitação,do diferencial sobre sua realidade, o desejo de marcar presença, no entanto todas essas características ficam encobertas pela “pedagogia do sistema de ensino”, por julgar ter pouca importância a subjetividade do jovem no seu processo de construção.Prevalecendo apenas um simples dever do aluno estar na escola.
II. Como virar “o jogo dos culpados” e construir novos relacionamentos entre professores e estudantes?
Primeiramente quebrando as próprias barreiras docentes, aceitando a diversidade do “ser” aluno, despidos de qualquer preconceito, seria a premissa maior.
1. Elaborar estratégias para o reconhecimento mútuo (mapas de identidades culturais no bairro, jogos de apresentação em sala).
Propor ao aluno uma pesquisa sobre seu olhar, de seus familiares , da escola e das pessoas do seu bairro do que é juventude?
O que é ter direitos e deveres?
Levantando temas para serem discutidos e trabalhados na escola .
Exemplo: o que é ou como deveria ser juventude sobre esses diferentes olhares, interno e externo a escola? Em quais aspectos esses jovens se enquadram e se não se enquadram o porquê de não se enquadrarem? Como deve ser ou deveria ser?
Em um 2º momento
Trabalhar suas expectativas de vida como forma de direcionamento.
1)Quais a suas expectativas de vida?Seu projeto de vida. Como é possível torná - lo real?
Como a escola pode contribuir para o projeto de vida desses alunos?