Atividade Oceanografia
DIRETORIA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS - DIAC
Disciplina: Oceanografia Geral – Parte I
Professora: Adriana Cláudia Câmara da Silva
Aluno (a): Nilma Cavalcanti Andrade Turma: Licenciatura em Geografia 7º Período
ATIVIDADE AVALIATIVA I
QUESTÕES DISCURSIVAS
1. A vida na Terra é notável tanto pela unidade quanto pela diversidade. Explique o significado dos dois termos sublinhados.
A Unidade nas espécies é o compartilhamento dos mesmos mecanismos fundamentais básicos de suas habilidades de reprodução, armazenamento e transmissão de energia.
A diversidade biológica procura referir e integrar toda a variedade e variabilidade que encontramos em organismos vivos, nos seus diferentes níveis, e os ambientes nos quais estão inseridos. A variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte, compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.
2. A energia que a maioria dos organismos marinhos necessita para sobreviver vem direta e indiretamente do Sol. Explique quais são os mecanismos utilizados pelos produtores para a produção de matéria orgânica.
A fotossíntese é um processo de conversão de energia solar em energia química armazenada em alimentos orgânicos. Por esse processo as plantas absorvem luz do Sol e, utilizando gás carbônico e a água, produzem a matéria orgânica que serve como reservatório de energia e liberam oxigênio para o ar.
A quimiossíntese é um processo análogo ao dá fotossíntese, tanto que suas equações são praticamente iguais. A única diferença é que a quimiossíntese ocorre na ausência de luz. Para suprir a falta da luz como fonte de energia, esta é conseguida pela oxidação de compostos inorgânicos como o nitrito, amônia, óxidos de ferro, etc. Um exemplo prático da quimiossíntese são as bactérias