Atividade Museus
O Museu Magüta Dispõe de uma extensa documentação sobre a história da região e as lutas desenvolvidas pelo CGTT, bem como sobre a literatura e registros visuais produzidos sobre o povo e a cultura Ticuna. São um povo ameríndio que habita, atualmente, a fronteira entre o Peru e o Brasil e o Trapézio amazônico, na Colômbia. De um total de 50 mil, 36 mil encontram-se no Brasil, Colômbia com 8 mil e Peru com sete mil, sendo o mais numeroso povo indígena da Amazônia brasileira.
Há no museu uma grande quantidade de documentos sobre as conquistas indígenas, a luta pela preservação e pela sobrevivência cultural indígena e sobre a história da região amazônica.
O Museu Maguita apresenta-se um museu de estrutura simples e de fácil acesso expondo em seu interior objetos que são parte da cultura indígena, porém não nos apresenta objetos de tribos diversificadas. O museu é organizado por índios Ticuna e só abordam a temática de sua cultura, divulgando a sua grandeza e importância para a história do Brasil.
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Apresenta-se separado em salas e cada sala tem uma temática diferente sobre a cultura indígena. Um museu bem didático e atual e possui algumas técnicas de exposição interativa e murais explicativos, práticas que facilitam o entendimento dos visitantes e valorizando de forma didática a cultura indígena. O museu promove ações educativas e exposições monitoradas, ferramentas que ajudam muito o acesso dos visitantes.
Nele podemos observar várias técnicas indígenas, cada uma representada em uma sala diferente. Uma dedicada a Tecelagem, outra a caça, outra aos objetos de pesca, confecção e cerâmica. Tudo de forma simples e autoexplicativa.
Museu de Percurso do Negro
É um museu de espaço público e aberto que utiliza-se das ruas da cidade.
O Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre é um projeto que busca visibilizar a comunidade afrobrasileira com a instalação de obras de arte em espaços públicos da cidade. Possui todo um