Atividade Modulo 5 UA 2
Unidade de Aprendizagem: UA 2
Atividade Número: ATIVIDADE MÓDULO 5 Data: 12/02/2015
Aluno (a) MARIA FERNANDA ADERNE ALMEIDA
O projeto está incompleto, para identificar a necessidade de serviços de um município somente os dados populacionais são insuficientes. É preciso avaliar o fluxo da assistência prestada, como está sendo o acesso dessa população a esses serviços e como esses serviços funcionam. Portanto para um investimento na restruturação da Rede de Atenção se faz necessário uma análise da situação de saúde da cidade de São Tomé.
Para tanto realizaria um remapeamento local, levantamento dos serviços ofertados pela Rede de Atenção a Saúde, do perfil epidemiológico, situação sociocultural e econômica, cobertura da Atenção Primária, resolutividade dos serviços ofertados, além de avaliar os recursos necessário e disponível para investimento.
Para se organizar e estruturar a assistência local deve se fazer uma análise de custo, pois com a instalação de novas unidades aumenta-se o custo com recursos humanos, insumos , equipamentos e materiais, por isso é preciso ser criteriosa e realizar um planejamento factível e efetivo.
Entende-se que as Redes de Atenção a Saúde (RAS) devem ser capazes de identificar a população e a área geográfica sob sua responsabilidade. A região de saúde deve ser bem definida, baseada em parâmetros espaciais e temporais que permitam assegurar que as estruturas estejam bem distribuídas territorialmente, garantindo o acesso aos serviços de saúde em tempo oportuno, portanto é preciso planejar a assistência a saúde no Município de são Tomé analisando a Rede de Atenção a Saúde , bem como a região de saúde que esse município está inserido.