Atividade Mercado Financeiro e de Capitais
2) Qual a finalidade da Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento (Financeiras)?
3) Qual a finalidade do BNDES?
4) Diga a principal função do mercado de valores mobiliários na economia.
5) Qual a definição correta do CMN?
6) Quais as principais atribuições do Bacen?
7) Quais são os principais instrumentos da política fiscal? Explique cada uma.
Respostas:
1) A comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma entidade autárquica, em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, criada com a finalidade de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários.
2) As sociedades de crédito, financiamento e investimento, também conhecidas por financeiras, foram instituídas pela Portaria do Ministério da Fazenda. São instituições financeiras privadas que têm como objetivo básico a realização de financiamento para a aquisição de bens, serviços e capital de giro. Devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão “Crédito, Financiamento e Investimento”.
Tais entidades captam recursos por meio de aceite e colocação de Letras de Câmbio - LC e Recibos de Depósitos Bancários – RDB. Podem, também, as financeiras, realizar repasses de recursos governamentais, financiarem profissionais autônomos legalmente habilitados e conceder crédito pessoal. Não podem manter contas correntes e os seus instrumentos de captação restringem-se às letras de câmbio, que são títulos de crédito sacados pelos financiados e aceitos pelas financeiras para colocação junto ao público.
3) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma instituição nacional de formento criada para alavancar o desenvolvimento nacional e apoiar as empresas, especialmente as nascentes. Criado há quase seis décadas, pelo então presidente Getulio Vargas, como BNDE (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico), no início dos anos 80, ganhou no nome a palavra Social e teve