atividade industria
Estágios da produção industrial A evolução do processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados ocorreu em quatro estágios: artesanato, manufatura, indústria e a revolução técnico-científica. A Revolução Industrial (século XVIII e XIX) ocorreu na Inglaterra, disseminou-se por outros países da Europa ocidental, pelo Japão, Estados Unidos e Canadá.
Artesanato
O artesão pode realizar sozinhas as etapas de transformação da matéria-prima em produto acabado, ou contar com auxilio de ajudantes, mas sem caracterizar uma divisão de trabalho.
Manufatura
Além do trabalho manual havia emprego de máquinas simples além do trabalho manual, cada pessoa exercia uma etapa da produção com o trabalho assalariado.
Primeira Revolução Industrial A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, no final do século XVIII início do século XIX, logo mais outros países como França, Bélgica, Holanda, Rússia, Alemanha e Estados Unidos ingressaram nesse novo modelo de produção industrial. Essa revolução ficou caracterizada por duas importantes invenções que propunham uma reviravolta no setor produtivo e de transportes: a ciência descobriu a utilidade do carvão como meio de fonte de energia e a partir daí desenvolveram simultaneamente a máquina a vapor e a locomotiva. Ambos foram determinantes para dinamizar o transporte de matéria-prima, pessoas e distribuição de mercadorias, dando um novo panorama aos meios de se locomover e produzir. Um dos primeiros ramos industriais a usufruir a nova tecnologia da máquina a vapor foi à produção têxtil, que antes da revolução era desenvolvida de forma artesanal. A utilização de máquinas nas indústrias, que desempenhavam grande força e agilidade movida à energia do carvão, proporcionou uma produtividade extremamente dinâmica, com isso a indústria tornou-se uma alternativa de trabalho, nesse momento milhares de pessoas deixaram o campo em direção às cidades. O acelerado êxodo rural