Atividade individual introdução EO
Módulo: 2
Atividade: 01
Título: Os Cartéis em Nossa Economia
Aluno: Sílvia Brunherotto
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: 105
Introdução
A formação de um cartel é uma prática executada por um grupo de empresa que detém um mercado, basicamente podemos dizer que unidas estas empresas seriam um monopólio em determinada região podendo ser desde países a cidades por exemplo. O objetivo desta pratica é o aumento dos lucros, através de acordos entre os participantes definindo o preço, volumes, locais de distribuição, nível de atendimento, serviços ou tecnologia. Com este acordo a margem de lucro é elevada, o custo final do produto aumenta e o consumidor é obrigado a pagar mais. Quando pensamos em um cartel, a primeira idéia é referente a preço, mas também pode ser de tecnologia, informação, ou seja, quando percebemos que estamos sem muitas opções de preço, modelos e variações é um indício de que poderemos sofrer influências desta prática.
Setores com maior incidência de cartéis
No Brasil temos alguns setores que constantemente são investigados, em geral são produtos como combustíveis, cimento, bebidas alcoólicas, telefonia móvel. São produtos muito similares uns aos outros que poderíamos trocar facilmente de marca, é como se as características fossem as mesmas e os preços iguais que ficamos sem opção, seria como se tivéssemos apenas um fornecedor. É comum notarmos que os preços de combustíveis em algumas cidades próximas sejam praticamente iguais e em outras cidades vizinhas altera-se sendo que as despesas basicamente são as mesmas.
Consequências dos cartéis para a economia brasileira
Nos sites pesquisados diz que o valor cobrado do consumidor é de 10% a 20% acima do que seria em um mercado com livre concorrência, além do impacto que o consumidor sente no preço, há também outras conseqüências com o tempo, pois como há este acordo entre os fornecedores os mesmos não precisam se