Atividade Histologia
O Fibroblasto são as células principais envolvidas no processo de cicatrização e tem como função principal a manutenção da integridade do tecido conjuntivo através da síntese dos componentes da matriz extra celular, essas células são estimuladas a produzir e depositar componentes na matriz extra celular e na pele. Os fibroblastos são as células jovens, em plena atividade produtiva, são as células mais comuns do tecido conjuntivo e se caracterizam por serem células grandes, Os fibroblastos têm a função de sintetizar fibras do tecido conjuntivo os proteoglicanos e as glicoproteínas da matriz.
Esses eventos são necessários para permitir e promover a revitalização ,eles são suscetíveis a alteração devido as formas mecânicas, as quais são submetidos durante situações patológicas ou fisiológicas e assim organizam as fibras colágenas, além de estarem diretamente relacionadas á formação do tecido de granulação. O fibroblasto produz elastina, fironectina, glicosaminoglicanas e protease que são responsáveis pelo desbridamento e remodelamento da estrutura da célula.
Por serem capazes de produzir fibras e substância amorfa, os fibroblastos contribuem efetivamente para o processo de cicatrização de ferimentos. Para tanto, eles são ativados por mediadores químicos de cicatrização, se deslocam até a região ferida da pele e tornam-se hipertrofiados ou seja excessivamente desenvolvidos , capazes de produzir uma enorme quantidade de fibras e substância amorfa. Dentro de pouco tempo, a lesão é envolta por uma rede de fibroblastos e por pequenos vasos sanguíneos. Os fibroblastos grandes sofrem uma alteração e passam a se contrair facilmente, o que sela a lesão.
2. A síntese de colágeno depende da exposição de vários genes e vários eventos