Atividade física
Trabalho de Educação Física
Grupo: Mariângela Chagas Priscilla Vieira Thais Maria
Série: 3ºA – Manhã
Profª. Cláudia
Abril/2011
Introdução
Uma variedade de doenças conhecidas como doenças hipocinéticas representam uma expressão típica para esse estilo de vida unilateral, pobre em movimento e com comportamento passivo durante o tempo livre. A alimentação errada, o vício prejudicial à saúde como o fumo, o consumo alcoólico e o estresse psíquico diário de um trabalho cada vez mais intelectual, reforçam negativamente esta situação. Como a causa do surgimento desse tipo de doença é alimentada por uma única fonte: a falta de atividade física, o antídoto adequado que pode ser recomendado é a realização de mais movimento, seja na vida diária, no trabalho, no tempo livre ou nas férias.
Um excelente exercício para quem está iniciando atividades físicas na rotina é a caminha, um dos exercícios aeróbicos que reúne o maior número de vantagens tanto para o corpo quanto para a mente. Ela é considerada a prática mais segura de exercícios aeróbicos, do ponto de vista cardiovascular e ortopédico e previne uma grande variedade de doenças (principalmente aquelas causadas devido ao sedentarismo).
Será abordado nesse trabalho todos os benefícios que essa atividade tão simples pode trazer, assim como a melhor maneira de praticá-la.
A caminhada é um exercício aeróbico sem muita complexidade e muito eficaz para a saúde. Ela tem, ainda, a vantagem de ser a mais segura de todas as atividades aeróbicas - tanto sob o ponto de vista cardiovascular como ortopédico, além de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. Caminhar é, portanto, o ato de andar sem interrupções, de modo que a intensidade desse andar deva ser de intensidade moderada a forte. Porém, é importante atentar para o