Atividade física e envelhecimento: prescrição de exercícios físicos para melhor idade
1.1 TEMA
Atividade física e envelhecimento: prescrição de exercícios físicos para melhor idade.
1.2 PROBLEMA
No que se refere aos exercícios físicos para a melhor idade, o alongamento na prática da atividade física, importa entender sua importância e seu desenvolvimento. Além disso, exercícios resistidos também são indicados.
No estudo a ser desenvolvido, a partir desse projeto, pretende-se investigar tal situação, sendo sua problematização identificada através da questão:
Quais os benefícios da atividade física para os idosos e os melhores exercícios indicados?
1.3 JUSTIFICATIVA
A questão da prática de exercícios associada à qualidade de vida, a cada dia, toma conta de pautas de debates tanto de profissionais de saúde como da sociedade em geral. Trata-se, portanto, de assunto contemporâneo que vem sendo debatido com foco em maior conhecimento e assimilação de benefícios à sua consecução. Da mesma forma, a atividade fisica para idosos representa interesse contínuo e atual, buscando-se meios de melhor compor tais práticas.
Assim sendo, a justificativa e relevância do estudo residem, principalmente, em sua contemporaneidade, isto é, não é rara a investigação sobre meios de melhor estruturar programas de treinamento para idosos. Portanto, este estudo contribui para o maior aprofundamento da matéria, já que trata especificamente do alongamento nesse quadro de pós-treino, sendo de interesse de estudantes, profissionais de educação física e para a sociedade como um todo.
1.4 OBJETIVOS
O presente projeto delineia os objetivos a serem considerados no desenvolvimento do estudo monográfico, sendo objetivo geral e demais específicos.
1.4.1 Objetivo Geral
O objetivo geral do trabalho objeto deste projeto consiste em investigar a importância da atividade física para idosos.
1.4.2 Objetivos Específicos
Como objetivos específicos pretende-se:
* Verificar as principais mudanças ocorridas no organismo com o envelhecimento;