Atividade física para o idoso
A atividade física para idosos ajuda a melhorar a força dos músculos, aumenta os movimentos, ajuda a caminhar melhor, previne doenças como osteoporose, depressão e diabetes. Promove também o contato com outras pessoas, evitando o isolamento, dando mais qualidade de vida aos idosos.
O exercício físico é benéfico em todas as idades, auxiliando sempre na manutenção saúde, bem-estar e qualidade de vida. Com o tempo, tem-se uma perda significativa, de todas as capacidades motoras, tais como: Flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, força, além de uma grande perda da massa muscular e óssea resultando assim em um aumento da gordura corporal.
A atividade física na terceira idade entra como um elemento indispensável, para retardar o processo de envelhecimento.
• Para Idosos hipertensos e obesos
A atividade física para idosos hipertensos ajuda a melhorar a circulação, aumenta o volume de sangue do corpo e melhora o condicionamento físico geral.
São indicadas atividades como caminhadas e hidroginástica, sempre sob orientação de um cardiologista e acompanhadas por um fisioterapeuta, a fim de controlar qualquer alteração nos valores da pressão arterial.
A atividade física para idosos obesos vai trazer inúmeros benefícios como diminuição do peso e da quantidade de gorduras, aumento dos músculos e melhora do vigor.
Em idosos com dificuldades devido às dores nos músculos e articulações, pode-se indicar numa fase inicial, caminhadas e exercícios na água. Já idosos como poucas limitações, podem ser recomendados atividades na academia como aulas de aeróbica, musculação, bicicleta ou até corrida na esteira.
• Expectativa de Vida
A população está crescendo no Brasil e no mundo. Com o aumento da expectativa de vida, houve crescimento da população de pessoas de maior idade que estão sentindo a necessidade de seguir um programa adequado de atividades físicas para a manutenção da saúde.
• Benefícios dos exercícios para a 3ª idade