Atividade Física em Contexto de Saúde
Módulo 1
José Pedro Rodrigues
CP2 MC1
Atividade Física
A atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia.
A atividade física inclui o exercício, bem como outras atividades que envolvem o movimento corporal como por exemplo jogar, trabalhar, fazer tarefas domésticas e atividades recreativas.
Exercício, é uma subcategoria da atividade física que é planeada, estruturada, repetitiva e propositada com o objetivo de melhorar um ou mais componentes da aptidão física.
Aptidão Física
Aptidão física é a capacidade de realizar as atividades do dia-a-dia com tranquilidade e pouco esforço. Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra está relacionada com a performance desportiva.
A primeira refere-se à condição física nas capacidades que estão intimamente relacionadas com a saúde e qualidade de vida das pessoas, ou seja, flexibilidade, resistência aeróbica, força e composição corporal.
A flexibilidade aliada à força está relacionada com a incidência de dores, desvios posturais e lesões músculo-esqueléticas, principalmente na região lombar, a resistência aeróbica está ligada à saúde cardiorrespiratória e a composição corporal determina níveis de peso excessivo e obesidade, bem como subnutrição.
A segunda refere-se à aptidão para o desempenho em atividades desportivas que associam, além das capacidades acima citadas, a agilidade, velocidade, equilíbrio postural e coordenação motora.
A aptidão para performance é influenciada por questões genéticas, já na aptidão física, os componentes podem ser melhorados mais facilmente, ou seja, dependem mais do meio que dos genes.
Vantagens da Atividade Física para a Saúde
A aptidão física traz benefícios inegáveis para a saúde de todas as pessoas. Quem pratica exercícios moderados regularmente corre menos riscos de ter problemas