Atividade formativa
Aluno: Bruno Alberto Brunetto
Questão 01)
Na teoria o aço dentro da estrutura de concreto não necessita de tratamento contra corrosão devido à alta alcalinidade do concreto que forma uma película protetora que impede a corrosão.
Questão 02)
A atmosfera marinha é perigosa ao concreto armado devido a maresia gerada por ela, onde cloretos de sódio e de magnésio estão suspensos no ar. Através dos ventos esta maresia gerada pode carregar estas partículas a grandes distâncias, prejudicando não somente áreas a beira do mar mas como a grandes distâncias do oceano.
Questão 03)
Para garantir a segurança do concreto armado foram introduzidas na NBR 6118 as classes de agressividade, onde cada atmosfera recebe um grau de agressividade e nele estão contidos os parâmetros a serem seguidos na utilização do concreto.
Questão 04)
Existem diferenças entre pontos de mar aberto e baia devido a intensidade do vento, quanto maior for a intensidade dos ventos maiores serão as partículas de cloretos e aluminatos jogadas contra as estruturas de concreto. Outro problema é a corrosão do próprio vento que pode ocasionar fissuras, acelerando o processo de corrosão das estruturas..
Questão 05)
A patologia mais comum é a corrosão da armadura o que pode comprometer todo o restante da estrutura. Através do acumulo de cloretos nas estruturas inicia-se o processo de corrosão, o que pode ser originado de diversas causas, como a má qualidade do concreto.
Outro problema são as fissurações permitidas através da NBR 6118 e junto as fissurações ocorre a desagregação que pode comprometer toda a estrutura da edificação.
Questão 06)
As soluções encontradas para evitar ou minimizar a contaminação do concreto são as mais variadas, entretanto as resoluções apresentadas em projeto como especificação de materiais, utilização de aditivos nos concretos e concreto realizado com efetividade tornam-se requisitos