Atividade fisica e sistema imunologicos
A prática de atividades físicas e o sistema imunológico
27/03/2011 by: Prof. Cortez
Exercícios extenuantes podem deixar o organismo desprotegido e a saúde em perigo.
Existem vários estudos relacionando os efeitos do exercício físico sobre a melhora da eficiência do sistema imunológico para saber se aqueles que fazem atividade física estão mais protegidos contra as doenças que os indivíduos sedentários. Algumas investigações buscam conhecer qual o tipo de exercício é ideal para melhorar o mecanismo de defesa do organismo e qual a frequência, a intensidade e a duração mais indicada para sedentários, indivíduos moderadamente treinados e, inclusive, atletas de alto rendimento.
A literatura descreve ainda números estudos sobre as consequências dos diferentes tipos de treinamento físico sobre a função imunológica. Embora alguns pontos cruciais aínda mereçam intensa atividade de investigação algumas conclusões, baseadas em estudos comparativos, já podem servir de parametros para que possamos atenuar o processo de envelhecimento do sistema imunológico. Com o avançar da idade aumentam as possibilidades de aparecimento de tumores e infecções devido a diminuição da eficiência dos mecanismos de defesa do corpo. Além dos fatores genéticos, ambientais e comportamentais que interferem e podem facilitar ou dificultar o aparecimento de doenças, ficou provada a influência benéfica dos exercícios praticados regularmente sobre as funções imunológicas em adultos jovens e em indivíduos mais velhos.
A atividade física moderada potencializa a resposta de defesa do organismo , diminuindo a incidência e a gravidade dos processos infecciosos, principalmente os de carácter respiratório. A opção por estimular estilo de vida saudável também favorece