Atividade Fisica em Cuba
Quem acompanha os jogos olímpicos percebe que cuba vem se destacando nos jogos, cuba deixou de ser um pais irrelevante no cenário olímpico para ser uma das mais importantes potencias esportivas. Isso se deu pelo fato do investimento na educação e no esporte que Cuba fez.
O grande destaque no esporte cubano e a qualidade esta diretamente ligada as escolas, pois antes de 1959, grande parte dos cubanos era analfabetos. Fidel Castro , em 1959, fez com que a educação fosse acessível a todos , nesse ritmo fez com que colocasse a matéria Educação Física como obrigatória, desde a pré escola até o nono ano.
O presidente do setor de esportes da Unesco, braço da ONU para a cultura e a educação, afirmou ainda que logo depois do fim da revolução que levou Fidel Castro ao poder, Cuba contava com apenas 800 professores de educação física, que atendiam a 14.500 alunos.
Atualmente aproximadamente 45 % das pessoas de Cuba praticam algum tipo de esporte, e o governo tem um alto índice de participantes em programas públicos para atletas de alto rendimento .Cuba tem um professor de educação física para cada 348 habitantes, segundo a embaixada cubana.
"Desta realidade passamos a uma explosão educativa geral, dando (aulas de) educação física em todas as escolas, hoje temos 84 mil (professores) licenciados em cultura física. Houve uma efervescência muito grande nos esportes e uma grande massificação, este é um dos nossos segredos" Arnaldo Rivero, diretor do instituto INDER
Com isso percebe que o investimento na educação teve um grande reflexo no desempenho desportivo em cuba no que acarretou grandes conquistas olímpicas.
Na relação de medalhas/títulos para milhões de habitantes, Cuba está em primeiro ou segundo lugar entre os países do mundo.