ATIVIDADE FINAL-PDDE
(O nome leva em consideração o desejo de todos de ter uma escola efetivamente legalizada, sem irregularidades em suas ações junto ao FNDE).
Sujeitos:
Professores, Alunos, Pais de alunos, Conselhos de Escola, Associação de Moradores, Ong’s (Organização não governamental) e pessoas da comunidade em geral que, se interessem em liderar um movimento para o monitoramento, a cobrança e a contestação de atos das autoridades responsáveis pelos recursos públicos destinados à Educação.
Problemas:
• Histórico comprometedor da autoridade eleita e de seus auxiliares;
• Falta de transparência nos atos administrativos;
• Ausência de controles administrativos e financeiros;
• Baixo nível de capacitação técnica dos colaboradores;
• Alheamento da comunidade;
Objetivo:
1- Objetivo Geral: O exercício da cidadania pressupõe indivíduos que participem da vida comum. Organizados para alcançar o desenvolvimento do local onde vivem, devem exigir comportamento ético dos poderes constituídos e eficiência na execução das ações públicas. Um dos direitos mais importantes do cidadão é o de não ser vítima das irregularidades advindas, ou seja, corrupção.
De qualquer modo que se apresente, a corrupção é um dos grandes males que afetam o poder público. A corrupção corrói a dignidade do cidadão, comprometendo a vida das gerações atuais e futuras, e afeta a qualidade da educação e da assistência aos estudantes, pois os desvios subtraem recursos recebidos pelo FNDE, desmotivando os professores, prejudicando o desenvolvimento intelectual e cultural dos alunos, condenando-as a uma vida com menos perspectivas de futuro. O desvio de recursos públicos não só prejudica os serviços da Educação, mas de todos os setores, atraindo a ganância e estimulando a formação de quadrilhas. Um tipo de delito atrai o outro, e quase sempre estão associados.
Por isso, o combate à desonestidade nas administrações públicas deve estar constantemente na pauta das pessoas que se