ATIVIDADE EXTRA Teoria Das Finan As P Blicas
1) A despeito das críticas generalizadas, e por vezes pertinentes, sobre o endividamento dos países e seus estados-membros, é consenso a dívida pública contribui com a agenda de desenvolvimento econômico e social. Como a dívida pública contribui com o desenvolvimento sustentável sem que haja comprometimento da política econômica? A dívida pública contribui para o desenvolvimento sustentável sem que haja comprometimento da politica econômica a partir do momento em que essa dívida é mantida sob controle, onde a economia consiga cobrir os juros tranquilamente, sem gerar um fluxo deficitário, onde o governo gasta mais que arrecada. Para que a dívida não seja alimentada, deve ser levada em consideração a taxa de juros, de inflação e crescimento do PIB, a fim de diminuir ou estabilizar essa dívida.
2) Cite e defina as duas categorias na qual a Receita Orçamentária é subdividida. Cite e defina as duas classificações pela natureza. Cite e defina as duas classificações pela natureza do gasto público.
A receita orçamentária é subdivida, segundo a categoria econômica em:
Receita Corrente: São arrecadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, em geral com efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações orçamentários, com vistas a satisfazer finalidades públicas. Incluem arrecadação de tributos, as receitas de atividades produtivas e, no caso de governos estaduais e municipais, as transferências correntes.
Receita de Capital: Também aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de se atingirem as finalidades públicas. Porém, de forma diversa das Receitas Correntes, as Receitas de Capital em geral não provocam efeito sobre o Patrimônio Líquido. Incluem empréstimos e vendas de bens.
3) Identifique as três principais leis que integram o sistema