atividade extra matemática
Orientações:
1. Leia o trecho a seguir que comenta o histórico da peça: Liberdade, Liberdade. E, a partir da tua análise da interpretação dos alunos, relacione o contexto da liberdade da época com a Liberdade atual e cite exemplos dos dois contextos.
2. Termine seu relatório com alguns apontamentos necessários para formação da cidadania, da palestra do Dalpícolo: Jornalismo Solidário e sua importância para a cidadania.
Observação: Seu relatório deverá conter o mínimo de 15 linhas e poderá valer até 0,5 extra na média do 4º bimestre. Entregar até o dia 04/10/2013.
TEATRO – LIBERDADE, LIBERDADE
21/4/1965 – Rio de Janeiro/RJ
No ano seguinte ao golpe militar, o Grupo Opinião estreou uma das obras pioneiras do teatro de resistência. A peça Liberdade, Liberdade, escrita por Millôr Fernandes e Flávio Rangel, reúne textos de diferentes épocas e estilos para falar de um direito inalienável. Como lembra, na época, o crítico Décio de Almeida Prado, ninguém clama por liberdade se não se sente ameaçado de perdê-la. Essa premissa é a ideia que permanece nas entrelinhas do espetáculo e que dá sentido e contundência a cada palavra proferida em cena. O texto que Millôr Fernandes escreve no programa do espetáculo aborda com bom humor a dificuldade de falar de uma coisa que falta e que não se pode reivindicar:
Embora bastante questionado na época, por ser mais um show do que propriamente uma peça de teatro, Liberdade, Liberdade revela-se uma iniciativa pioneira, que influencia fortemente a dramaturgia da década. O espetáculo faz enorme sucesso no Rio de Janeiro e em longa turnê pelo país, tendo tido desde então muitas novas montagens no Brasil e no exterior.
1________________________________________________________________________________________________________
2________________________________________________________________________________________________________