atividade experimental 03
I - INTRODUÇÃO
Todos os óxidos de metais alcalinos terrosos, exceto o BeO, reagem com água formando hidróxido iônicos, M(OH)2.
MO(S) + H2O(l) → M(OH)2 (solubilidade?)
A velocidade desta reação aumenta diretamente com a dimensão do íon metálico, e depende também do pré-tratamento que o óxido tenha sofrido. Assim, o MgO que tenha sido aquecido a uma temperatura muito elevada não reage com água. Os hidróxidos aumentam consideravelmente suas solubilidades com a dimensão do íon metálico, então o hidróxido mais solúvel é o hidróxido de bário, isto em função da diminuição da energia de rede. Os óxidos e os hidróxidos dos metais alcalinos terrosos apresentam caráter básico e a basicidade aumenta com o tamanho do íon metálico, isto é, o Mg < Ca < Sr < Ba. Exceto o BeO e o Be(OH)2 que são anfóteros. II. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
a) Formação de óxidos:
Aquecer, com o auxílio da pinça metálica, um pedaço de magnésio metálico em fita sobre um vidro de relógio (não olhe diretamente para a luz que se desprende, pois a luz emitida na combustão do magnésio é rica em radiação quimicamente ativa). Descreva a equação da reação química. b) Formação de hidróxido de magnésio:
Adicione o resíduo da combustão em um tubo de ensaio com água. Agite e goteje fenolftaleína. A solução tornar-se-á rósea, pois em reação com água, o óxido de magnésio (MgO) forma o hidróxido:
A formação dos hidróxidos pode ser comprovada pingando-se algumas gotas de fenolftaleína sobre as soluções e observando-se a coloração rósea que elas adquirem.
c) Formação de hidróxido de cálcio:
Aquecer no cadinho uma porção de mármore em pó (carbonato de cálcio, CaCO3(s)). O calor irá decompor o carbonato. Descreva a equação da reação química.
Deixe o cadinho esfriar e teste a formação de CaO (s) (óxido) pela adição de água ao cadinho e posterior gotejamento de fenolftaleína. A coloração rósea indicará a formação do hidróxido de cálcio, mostrando que havia