Atividade Estruturada
O recrutamento e a seleção de recursos humanos devem ser tomados como duas fases de um mesmo processo: a introdução de recursos humanos na organização.
A tarefa do recrutamento é a de atrair com seletividade, mediante várias técnicas de divulgação, candidatos que possuam os requisitos mínimos do cargo a ser preenchido, enquanto a tarefa da seleção é a de escolher, entre os candidatos recrutados, aquele que tenha maiores probabilidades de ajustar-se ao cargo vago.
CONCEITO DE SELEÇÃO
A seleção de recursos humanos pode ser definida singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização. A seleção visa solucionar dois problemas:
Adequação da pessoa ao cargo e vice versa o adequação das competências individuais da pessoa ás competências organizacionais desejadas pela empresa;
Eficiência e satisfação da pessoa no cargo ou fornecimento das competências desejadas pela empresa.
Todo critério de seleção fundamenta se em dados e informações baseados na analise e especificações do cargo a ser preenchido. Modernamente, os critérios de seleção estão migrando para o conceito de competências. Neste caso, é as competências necessárias a organização que servem de balizamento para a escolha dos candidatos. De modo geral, o processo seletivo deve fornecer não somente um diagnostico, mas principalmente um prognostico a respeito dessas duas variáveis. Não apenas uma deia atual, mas uma projeção de como a aprendizagem e a execução do candidato irão se situar no futuro. O ponto de partida de todo processo seletivo fundamenta se em dados e informações baseados na analise e especificações do cargo a ser preenchido. As exigências de seleção baseiam se nas próprias exigências das especificações do cargo. A seleção passa a ser