Atividade Estruturada
1)O que é um distribuidor interno Óptico e qual sua finalidade?
DIO (Distribuidor Interno Óptico), Os cabos ópticos usados para lançar fibras não permitem muita flexibilidade e não são adequados para manobras em armários de telecomunicações (rack). O DIO está para a fibra óptica assim como o Patch Panel está para os cabos de par trançado. O painel de conexão converte cabos rígidos em cabos flexíveis (patch cords) apropriados ao trabalho de manobras exigidos dentro de um armário de telecomunicações, o DIO faz a mesma coisa só que com fibras óptica.
2) Qual a função de uma caixa de Emenda Óptica?
A Caixa de Emenda Óptica foi desenvolvida para proteger e abrigar emendas diretas ou derivadas de cabos ópticos com capacidade para até 96 fibras em redes aéreas ou subterrâneas. Permite aentrada de cabos com diâmetros entre 1 e 20 mm oferecendo capacidade 1 entrada para cabo principal e 4 para cabos derivados .
3) O que são cordões de extensões Óptica?
Sistemas de Cabeamento Estruturado para tráfego de voz, dados e imagens, segundo requisitos da norma ANSI/TIA/EIA-568B.3, uso interno, para cabeamento vertical ou primário, em salas ou armários de distribuição principal, ou para cabeamento horizontal ou secundário, em salas de telecomunicações (cross-connect), na função de interligação de distribuidores e bloqueios ópticos com os equipamentos de rede.
4) Como pode ser considerado um Enlace?
Pode-se caracterizar o enlace simplesmente com uma fonte de luz emedidor de potência em um comprimento de onda próximo ao comprimento de onda de operação ou medir a atenuação. analisador de espectro óptico-OSA (Optical Spectrum Analyzer) e em conjunto com uma dessas medições de perda óptica efetuar medidas de atenuação óptica com o auxilio de um OTDR para detectar possíveis eventos localizados ao longo do enlace.
5) Como proceder para realizar testes de atenuação?
Utilizar equipamentos de testes específicos. O conjunto de testes é composto