Atividade estruturada
Psicologia Jurídica
Atualmente se faz presente em questões jurídicas a presença de um psicólogo que através de seu conhecimento no comportamento e mente humano traz uma importante comunicação ente a Psicologia e o Direito.Esta forma de comunicação vem de uma necessidade de compreender o agir humano e tentar esclarecer determinados comportamentos que saem da norma jurídica.
O papel do psicólogo jurista vai alem de formular laudos para os jurista ele também deve retratar toda informação coletada a partir testes psicológicos de forma que não venha a interferir na cidadania do rel e deixe claro a condição humana para o jurista para que a ciência do direito seja aplicada de melhor forma.
As áreas de maior atuação da psicologia jurídica esta voltada a casos de violência domestica,adoções e com jovens infratores. Situações delicadas pois alem das normas quebradas e lembranças que podem vir a prejudicar nossas atitudes no corpo social trazendo um ciclo de repetição. Por isso que se torna necessário um psicólogo que através do seu relatório pode vir a auxiliar medidas e estudar mais profundamente estes comportamentos em especifico. Seu ponto de vista não é jurídico e sim psicológico para que seu conhecimento seja melhor aplicado de acordo com os conceitos jurídicos e humanos. Uma forma que já utilizada no Brasil em determinados casos e veio a ter bons resultados no corpo jurídico no momento de expor o lado humano do rel em questão ao descumprimentos de normas jurídicas.
Seu trabalho é muito conhecido por estar estudando no comportamento e reações apartir que a norma foi aplicada, contudo a vitima também entra neste estudo comportamental. A Vitimologia também se prende ao comportamento e personalidade da vitima, ele deve também compreende-las perante a infração penal. Levando em conta que este estudo tenta compreender se o ato do crime teve algum estimo da vitima de forma consciente ou inconsciente, se ouve cumplicidade ativa ou