atividade estruturada
Pesquisa e Prática em Educação ll
Fichamento da apostila A Escola e o Conhecimento
Darléia da silva dias
2º semestre, 201, noite,
Profª: waldenise Guedes
Macapá-AP 21/10/2013
CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos / 10. Ed.- São Paulo, Cortez: Instituto Paulo Freire, 2006. (Coleção Prospectiva; 5).
Conhecimentos e verdade: A matriz da noção de descoberta
Elos históricos do paradigma grego clássico
O percurso das indagações filosóficas
A presença de Sócrates
A síntese de Platão
Ressonâncias
Toda educadora e todo educador tem uma interpretação sobre o conhecimento: o que é, de onde vem e como chegar até ele. Embora essa interpretação nem sempre é consciente e reflexiva e, no mais das vezes, é adotada sem uma percepção muito clara de suas fontes e consequências.
[...] o cerne e a finalidade última dos processos educativos em geral é o conhecimento (formativo e educativos) [...].
Falamos aqui em uma “teoria sobre o conhecimento”; ou Teoria do conhecimento ou Gnosiologia que fazem parte do que antes era Filosofia da Ciência e, mais contemporaneamente, de uma área multidisciplinar denominada Epistemologia.
[...] quando lidamos com um conhecimento qualquer, sempre nos preocupamos em julgar se ele é válido ou correto, isto é, seu valor de verdade; é a parte integrante de uma teoria do conhecimento refletir sobre a verdade.
O termo verdade é dos mais complexos para ser conceituado pois origina-se sempre de um julgamento e, mais ainda com todo juízo de valor é uma ocorrência histórica [...] é relativo à cultura a e à sociedade na qual emerge em certo momento.
O nascedouro da afirmação sobre a Verdade como descoberta tem um perímetro bastante delimitado: (séc. V e IV a.C.) nele o pensamento de Platão com a poderosa herança cultural a nós legada. [...]; afinal nenhum ser humano produz um pensamento absolutamente inédito fora da cultura na