Atividade Estruturada Sociologia
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Nádia Fernanda de Carvalho Braga
Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
SANTO ANDRÉ -SP
2014
FACULDADE ESTÁCIO DE SANTO ANDRÉ
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Nádia Fernanda de Carvalho Braga
Atividade Estruturada apresentada por Nádia Fernanda de Carvalho Braga, à Faculdade Estácio, como um dos requisitos para a conclusão da disciplina Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
Professor ( A ): Thais Lemes
SANTO ANDRÉ
2014
1 – Como é organizado o trabalho no Capitalismo?
No Capitalismo todos os envolvidos trabalham primeiramente pelo dinheiro, todo o trabalho é organizado para que tudo saia de acordo com o que a empresa quer, todos dependem do trabalho do outro, como na esteira mostrada no filme, é um trabalho maçante, sem exercitar suas criatividades, vigiados, sob pressão e com o foco somente na produção, no lucro da empresa e o trabalhador só recebe o suficiente para a sua ‘’subsistência. ’’
2 – Quais são as conseqüências neurológicas e físicas de se trabalhar de forma repetitiva?
O trabalho de forma repetitiva trás problemas de doenças ocupacionais, como desgaste físico e emocional, trabalhando sobre stress o individuo desenvolve problemas neurológicos, fica alienado, não pensa, fica no automático.
3 – Qual a relação do trecho do filme com o Consumismo. E como se reflete na década atual?
Entendemos que os ricos no filme consumiam muito, e outros viviam à margem da sociedade, roubando até bananas para matar a fome. Chega em um momento que a prisão é o melhor lugar, pois tinha cama e comida.
Hoje vivemos numa sociedade totalmente consumista, você não é o que é, e sim o que tem, o dinheiro fala mais alto, até nossas crianças são influenciadas a consumir sem pensar na real necessidade, até mesmo imitando o exemplo dos próprios pais e da mídia que os influencia muito.
4 – Como seria a Escola no período do filme?
Seriam as