Atividade Estruturada Morfologia Portuguesa 1
As decisões do Banco Central para conter a inflação têm óbvio interesse público. Mas quase não despertam interesse, a não ser dos entendidos.
O jornalismo transita entre essas duas exigências, desafiado a atender às demandas de uma sociedade ao mesmo tempo massificada e segmentada, de um leitor que gravita cada vez mais apenas em torno de seus interesses particulares.
(Fernando Barros e Silva, O jornalista e o assassino. Folha de São Paulo (versão on line), 18/04/2011. Acessado em 20/12/2011.)
a) A palavra público é empregada no texto ora como substantivo, ora como adjetivo. Exemplifique cada um desses empregos com passagens do próprio texto e apresente o critério que você utilizou para fazer a distinção.
...de um certo público... É substantivo, pois o público, nesse caso, poderia ser usado como sujeito de uma frase e para ser sujeito tem que ser substantivo.
... Interesse público... É adjetivo, pois, nesse caso, serve para qualificar a palavra interesse, semelhante o que acontece em “funcionário publico”, “prédio público”... Qunado qualifica é adjetivo
b) Qual é, no texto, a diferença entre o que é chamado de interesse público e o que é chamado de interesse do público?
interesse público - é referente a todas as pessoas, independente se muitas sabem ou não do que se trata. a escassez de água, por exemplo, é de interesse público, mesmo que muita gente não entenda nada sobre o assunto.
interesse do público – é aquilo que quem estuda publicidade e propaganda deseja atingir, referere-se a atenção que as pessoas dão a determinado assunto.
c) A seguir, considere a produtividade do uso de morfemas gramaticais e lexicais no que diz