atividade estruturada 5 de eletricidade aplicada
FERRO FUNDIDO BRANCO - Não possui grafita livre em sua microestrutura. O ferro combinado com o carbono dá uma elevada dureza ao material e resistência a abrasão (desgaste).
Nos ferros fundidos brancos praticamente não pode ser usinado. É usual fazer tratamentos térmicos para reduzir as tensões decorrentes das diferentes velocidades de solidificação através das seções da peça. A uniformização da estrutura é fundamental quando essas peças são sujeitas a esforços mecânicos de choque.
Classificação: Duro e frágil; Resistência ao desgaste (que podem ser melhorado pela adição de elementos como Cr e Mo); Baixas tenacidade e ductilidade; Grafita em flocos; Resistência sob compressão; Excelente absorção de vibrações.
Aplicações: Por possuir uma elevada resistência a abrasão é muito utilizado na fabricação de peças que precise ter esse tipo de características, como por exemplos: na fabricação de equipamentos para a moagem de minérios, pás de escavadeiras, rodas de trem e outros componentes similares.
FERRO FUNDIDO MALEÁVEL - Material derivado do ferro fundido branco através de um tratamento térmico que torna a liga mais tenaz, dúctil e aliado às propriedades iniciais do material. O processo de tratamento térmico consiste em aquecimento prolongado, em condições de temperatura, tempo e meio adequadas, provocando a transformação total ou parcial do carbono combinado em grafita.
Classificação: Dúctil, podendo ultrapassar a 10% do alongamento. Este material é intermediário entre o aço e o ferro fundido branco.
Aplicações: O ferro fundido maleável é empregado em conexões para tubulação hidráulicas, conexões para linhas de transmissão elétrica, sapatas de freios.
FERRO FUNDIDO CINZENTO - Fabricado a parte de sucata, possui baixo custo, se tornando entre os ferros fundidos o ferro mais comum.
Classificação: Material fácil de se fundir; Baixa ductilidade e tenacidade; Resistência a tração entre