Atividade Estruturada 1 Eletricidade Aplicada
Resistividade elétrica (também resistência elétrica específica) é uma medida da oposição de um material ao fluxo de corrente elétrica. Quanto mais baixa for a resistividade mais facilmente o material permite a passagem de uma carga elétrica.
Trabalhando com a Resistividade de um Material
A unidade SI da resistividade é o ohm metro (Ωm). A resistência elétrica R de um dispositivo está relacionada com a resistividade ρ de um material por:
R=ρLA
em que: ρ é a resistividade elétrica (Ωm); (conhecida e pré-definida, por exemplo a tabela 1 logo abaixo)
R é a resistência elétrica de um espécime uniforme do material(Ω);
L é o comprimento do espécime (m);
A é a área da seção do espécime (m²).
*A uma determinada temperatura (normalmente a 20ºC).
Tabela de resistividade elétrica de materiais:
Material
(ρ) em Ω.m a 20 °C
Prata
1.59×10−8
Cobre
1.72×10−8
Ouro
2.44×10−8
Alumínio
2.82×10−8
Corficiente de Temperatura na Resistividade
Na grande maioria dos casos, a resistência dos condutores aumenta com o aumento da temperatura. Apenas alguns condutores especiais, como o carvão e os óxidos metálicos e as soluções condutoras de pilhas e baterias têm sua resistência diminuída com o aumento da temperatura.
O aumento da resistência com o aumento da temperatura, é devido aos movimentos desordenados dos átomos na estrutura cristalina do condutor. Quanto maior a temperatura, maior a vibração interferindo no fluxo dos elétrons através do condutor, aumentando, conseqüentemente, sua resistência elétrica.
a resistência do condutor à temperatura ;
R a resistência do condutor à temperatura t, então
O coeficiente depende do material. E, para um mesmo material, ele não é constante. Varia com a temperatura considerada. Mas, como a variação é pequena, ele é considerado constante dentro de um intervalo de temperatura de algumas dezenas de graus. Por exemplo, é considerado com um valor constante entre 0o e 50oC,