Atividade estrutura 1
As portas normalmente utilizadas pelo navegador web são a 80 para o protocolo HTTP e 443 para o protocolo HTTPS, embora haja a possibilidade de se utilizar outras portas. Já para o programa de correio eletrônico, temos a porta 25 para SMTP, que está sendo alterada para a 587 por recomendação do Comitê Gestor da Internet no Brasil, 143 para IMAP, 110 para POP3, 993 para IMAPS e há sempre a possibilidade de outras estarem em uso para recursos adicionais, como IMAP3, Autenticação via LDAP, etc.
2. O que significa dizer que o HTTP é um protocolo sem estado ?
O protocolo HTTP/1.0 encerra a conexão entre cliente e servidor logo após a requisição ou resposta, ou seja, não é guardado em memória o que foi feito. Se uma requisição identica a anterior for feita, o HTTP não saberá informar isso. Já no protocolo HTTP/1.1, temos a conexão persistente como padrão, ou seja, podemos efetuar várias requisições em uma mesma conexão, diferente do HTTP/1.0, que exige uma conexão para cada elemento requisitado numa página.
3. Pesquise quais portas são classificadas como reservadas e o porquê destas reservas.
As portas reservadas são as portas de 0 a 1023, e são reservadas pois são normalmente utilizadas por serviços importantes, como servidor web (80), FTP (21 e 22). Em servidores Linux, por exemplo, apenas o administrador (root) pode executar uma aplicação nessas portas. Essa reserva é importante, pois do contrário qualquer aplicação poderia utilizá-las, causando mal funcionamento de serviços primários, como web, ftp, acesso remoto, entrega e recebimento de e-mails, etc.
4. Que tipos de problemas podem surgir quando duas estações na mesma ethernet compartilham o mesmo endereço de hardware?
Se duas estações compartilharem o mesmo endereço de hardware, poderemos observar um comportamento indefinido. O resultado dependerá da