ATIVIDADE ENZIMATICA
1 – Introdução
Nessa aula iremos identificar enzimas animais e vegetais e entender a reação da catalase.
2 – Material usado:
Alimento: fígado, batata e chuchu
Reagente: água oxigenada (H²O²)
3 – Reação da catalase: H2O2 → H2O + O2
Nesse processo, o peróxido de hidrogênio (H²O²), produto gerado pelo metabolismo celular em organismos expostos ao oxigênio atmosférico, tem de ser rapidamente convertido numa substância inofensiva. Assim, a catalase destrói as moléculas de peróxido de hidrogênio, tornando-a importante para a desintoxicação.
4 – Experimento:
4.1 – Alimentos Crus:
Ao adicionar água oxigenada (H²O²) nos alimentos crus, foi notado que a batata e o chuchu não espumaram, e o fígado espumou.
4.2 – Alimentos queimados:
Ao adicionar água oxigenada (H²O²) nos alimentos queimados, foi notado que a batata e o chuchu continuaram sem espumar, e o fígado espumou, só que menos do que o fígado cru.
5 – Conclusão:
No experimento realizado com a batata e o chuchu crus, a decomposição da água oxigenada na reação foi a uma velocidade média, quando comparamos com a velocidade da decomposição do fígado cru que teve uma velocidade bem mais elevada de decomposição, esse fato deve-se a maior concentração de catalase no fígado com relação à batata e o chuchu. A estabilidade e o funcionamento de uma enzima (proteína) decrescem ou ela é desativada quando trabalhamos com temperaturas elevadas (como a 60 graus) tendo sua atividade catalítica das reações desativada. Na realização do experimento onde a batata, o chuchu e o fígado foram queimados, estávamos desnaturando a catalase, impedindo que elas realizassem o seu poder catalítico. Assim quando colocamos a batata, o chuchu e o fígado em contato com a água oxigenada para reagir, essa reação não ocorreu devido à enzima ter sido desnaturada.