atividade engenharia de metodos
Usa trabalhadores que conhecem o processo de montagem de toda a linha.
Cada trabalhador possui varias habilidades, todos são responsaveis pela produção;
Cada um é o seu inspetor da qualidade com o objetivo de evitar retrabalho;
Flexibilidade na produção e versatilidade de produtos .
2)
Fordismo - um processo industrial onde há produção em série, linhas de montagens, cada operário realiza uma tarefa específica, produção em massa, é um processo cristalizado sem alterações, detectando os problemas somente no final da linha de produção.
Toyotismo – também um processo industrial, agora regulado por tarefas diárias, utilização de pequeno estoque, altos índices de terceirização, processo flexivel, funcionários que conhecem toda a linha de produção e são responsáveis pela qualidade, detectando o problema de produção do produto no processo de montagem, corrigindo o erro antes do produto acabado.
3)
É todo e recurso empregado desnecessariamente na execução de algum serviço ou produto,gerando um gasto ou despesa inútil. Por ser um gasto maior que o estritamente necessário aumenta os custos normais do produto ou serviço sem trazer qualquer tipo de melhoria para o cliente.
4)
Superprodução: Caracteriza-se em produzir excessivamente ou cedo demais, resultando em um fluxo pobre de peças e informações, ou excesso de inventário, não agregando valor diretamente no produto.
Espera: Corresponde a longos períodos de ociosidade de pessoas, peças e informação, resultando em um fluxo pobre, bem como em lead times longos.
Transporte: Caracteriza-se por um movimento excessivo de pessoas, informação ou peças resultando em dispêndio desnecessário de capital, tempo e energia.
Movimentação desnecessária :Compreende uma desorganização do ambiente de trabalho, resultando baixo desempenho dos aspectos ergonômicos e perda freqüente de itens. Retrabalho em produtos defeituosos.
Caracteriza-se por problemas freqüentes nas cartas de processo,