Atividade Em Sala Contrato Social
Escola de Aplicação
Tema: Contrato Social
Disciplina: Filosofia
Série: 2º Ano/Ensino Médio
Data: 19/01/2015
Belém, 19 de Janeiro de 2015
Atividade Avaliativa
1- Os contratualistas partem do pressuposto de que o homem é naturalmente individualista. Você concorda com essa afirmativa? Justifique.
R: Concordo, pois, o homem no seu estado de natureza usufrui de liberdade incondicional para preservar sua própria vida, sendo assim, pode fazer qualquer coisa que lhe convém para alcançar seus objetivos, até desfavorecer outras pessoas.
2- A necessidade do contrato social revela a natureza antissocial e individualista do homem. Explique essa afirmativa com base no pensamento de Hobbes.
R: A necessidade do contrato social segundo Hobbes se da pelo fato de que o homem usufrui de liberdade incondicional para preservar sua própria vida, sendo assim, pode fazer qualquer coisa que lhe convém para alcançar seus objetivos. Visto que eles são maus por natureza, dominados por paixões, desejos, egoísmo, ou seja, o homem é lobo de si mesmo e, para que o Estado de natureza, composto por barbárie, não seja retomado deve-se existir o contrato social que é firmado pelo homem, apoiado pela sua razão.
3- “O que o homem perde pelo contrato social é a liberdade natural e um direito limitado a tudo quanto aventura e pode alcançar. O que ele ganha é a liberdade civil e a propriedade de tudo que possui.” (Rousseau, Do Contrato Civil. P. 43). Com base no fragmento diferencie liberdade natural de liberdade civil.
R: Liberdade Natural é aquela com a qual nós nascemos e Liberdade Civil é aquela que obtemos se respeitarmos as normas Leis sociais (Jurídicas e de Cidadania). Impõe-se distinguir entre a liberdade natural, que só conhece limites nas forças do indivíduo, e a liberdade civil, que se limita pela vontade geral, e, mais, distinguir a posse, que não é senão o efeito da força.