ATIVIDADE EM GRUPO
01. Relacione planejamento social com relacionamento estratégico.
O planejamento social surge com a intenção de alcançar objetivos, visando superar a maneira como era trabalhada o processo, devendo estar envolvidos diversos níveis de profissionais existentes. Por sua vez o pensamento estratégico busca demonstrar claramente os benefícios que seriam gerados pela intervenção para toda a sociedade, pensando de forma objetiva.
02. Quais processos estão sendo efetivados para reverter a tradição do planejamento social?
É necessário que, além do pensamento tradicional, sejam agregados à apreensão das condições subjetivas do ambiente em que ela ocorre: o jogo de vontades políticas dos diferentes grupos envolvidos, a correlação de forças, a articulação desses grupos, as alianças ou as incompatibilidades existentes entre os diversos segmentos.
03. Diga no que consiste a competência ético-política?
04. Que medidas práticas citadas no texto elevariam essa dimensão ético-política?
É necessário assumir uma postura política que permita romper com os paradigmas tradicionais e que possibilite refletir e tematizar as relações mais profundas da sociedade. Assim, o planejamento é um processo continuo e dinâmico, devendo ser analisado permanentemente, acompanhado pela adoção consciente da ação planejada que sendo uma decisão política necessita da alocação de recursos para a sua realização.
05. Qual a importância de se construir um referencial teórico num planejamento social?
É necessário conhecer a realidade a ser planejada, como uma totalidade, unindo o pensamento e ação, serão os conhecimentos teóricos que irão alimentar o estudo de situação para o planejamento que podem ser de varias naturezas: científicos, documentos, técnicos e periódicos.
R- A autora se refere ao fato de que a transição para a Democracia se deu apenas na via política, não tendo sido acompanhada pela via social, o que pode vir a atrapalhar a manutenção daquela, visto que nas