Atividade dos metais
INTRODUÇÃO
Reatividade é a capacidade de um metal doar elétrons, ou de um ametal recebê-los. No caso, pode-se associar essa capacidade à oxidação: um metal mais reativo tem tendência a se reduzir, ser agente de oxidação. Se vice-versa, for um metal nobre terá tendência em se oxidar, ser agente redutor.
Tem-se para os metais a seguinte linha de reatividade em ordem decrescente: Metais alcalinos, metais alcalino-terrosos, Al, Mn, Zn, Cr, Fe, Co, Ni, Sn, Pb, H, Br, Cu, Hg, Ag, Pd, Pt e Au.
Para que ocorra uma reação é necessário que um elemento – mais reativo – esteja em condições de doar um elétron, quando o elemento está na sua condição metálica, e esteja presente um metal nobre com déficit de elétrons, ou seja, cátions de metais.
OBJETIVOS
Analisar reações de redox entre metais de diferente reatividades. Realizar procedimentos de colocar-los em contato elementos em sua forma metálica com soluções de outros íons metálicos. E observar experimentalmente se ocorre reação ou não.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL O primeiro experimento foi feito entre metais com água,onde pegamos pedaços de cobre,ferro,zinco e magnésio e os lixamos até ficarem brilhantes e os colocamos em tubos de ensaio diferentes e os cobrimos com água destilada. Em seguida realizamos o procedimento de reação de metais com ácido clorídrico onde diluímos 15 ml de ácido cloridríco em um béquer com 60 ml de água,onde em seguida dividimos a solução nos 4 tubos de ensaio da experiência anterior. O experimento decorrente foi sobre deslocamento de um metal por outro onde primeiramente dissolvemos 0,1 g de sulfato de cobre em 10 ml de água,e adicionamos zinco em pó e agitamos até percebermos a solução incolor.
Logo após dissolvemos 0,1 g de sulfato de cobre e 0,2 ml de ácido sulfúrico em 50 ml de água,e introduzimos um pequeno pedaço de ferro e observamos.
Também dissolvemos 0,1 g de sulfato de cobre em 10 ml de