Atividade Do Dia 1
R= de acordo com o texto se a corte portuguesa não tivesse se mudado para cá, simplesmente o brasil não existiria. A independência e a república teriam vindo mais cedo, mas a antiga colônia portuguesa se fragmentaria em um retalho de pequenos países, parecia com seus vizinhos.
2) Como o autor Laurentino Gomes caracteriza o Brasil às vésperas da chegada da corte portuguesa?
R= As vésperas da chegada da corte no Rio de Janeiro, o brasil era apenas uma grande fazenda extrativista de portugual, sem noção de identidade nacional. As diferentes províncias eram mais ou menos autônomas, sem comércio ou qualquer outra forma de relacionamento que tinham como ponto de referência apenas o governo português, seria em Lisboa, do outro lado do atlântico.
3) Cite algumas realizações do governo de D. João VI no Brasil destacadas pelo autor do texto em anexo:
R=A abertura dos portos, concessão de liberdade de comércio e indústria manufatureira no brasil. A revigoração do alvará no dia 1 de abril de 1808, esse alvará proibia a fabricação de qualquer produto na colônia.
4) “ Essas colônias estariam de fato perdidas para a metrópole se D. João não migrasse para o Brasil ”, como o autor do texto em anexo explica essa afirmativa do almirante Sir Sidney Smith , comandante da esquadra que levou a corte para o Rio ?
R=Sem a mudança da corte portuguesa, os conflitos regionais teriam se aprofundado, que foi o atual ponto que a separação entre as províncias seria quase inevitável, “Essas colônias estariam de fato perdidas para a metrópole se D. João não migrasse para o brasil”, afirmou em suas memórias o almirante Sir Sidney Smith, comandante da esquadra que levou a corte para o Rio.
5) O historiador americano Roderick J. Barman acredita que o Brasil poderia ter se desintegrado em três diferentes países. Cite duas consequências dessa possível separação, de