ATIVIDADE DIST NCIA 1 Pol ticas P blicas
Com base no artigo “A POLÍTICA INDUSTRIAL NO BRASIL, 1985-1992: POLÍTICOS,
BUROCRATAS E INTERESSES ORGANIZADOS NO PROCESSO DE POLICY-MAKING” publicada na
Revista Planejamento e Políticas Públicas, n.12, jun/dez de 1995 (disponível no site http://igepp.com.br/uploads/arquivos/cp_82.pdf ) responda as perguntas a seguir:
1) O texto discute o papel ativo (não neutro) da burocracia no processo de formulação e implementação das políticas públicas. Sobre isso responda:
a) Porque a burocracia consegue alcançar legitimidade para formular e implementar decisões em relação as políticas públicas?
A burocracia é capaz de controlar a implementação das decisões e de conquistar legitimidade por vários meios, entre os quais se destaca o argumento da competência técnica, da eficácia e da eficiência.
b) Quais os problemas que um governo dominado pela burocracia pode apresentar no desenho e implementação de suas políticas públicas? Explique.
Um governo dominado pela burocracia, pode apresentar graves problemas como a ausência de consenso e coerência política, já que este ator se destaca por uma visão setorial e fragmentada da ação política, com forte ênfase no conhecimento técnico especializado. Esta dificuldade somente poderia ser resolvida caso um outro ator, o líder político, atuasse como contrapeso das ações burocráticas, responsabilizando-se pela formulação das estratégias políticas mais abrangentes e pela fiscalização da implementação das políticas governamentais.
2) Caracterize as políticas industriais dos governos Sarney e Collor, destacando em cada uma delas: 1) quem dominou e por que dominou o processo de formulação da política industrial e as consequências dessa dominação sobre a formulação/ implementação dessa política, 2) se houve participação de entidades representativas da sociedade civil (empresários, trabalhadores, acadêmicos, etc) e 3) e explique se houve ou não conflito entre políticos e burocratas (justifique a resposta sim ou a resposta