ATIVIDADE DISSERTATIVA ANTROPOLOGIA
O ministério da cultura participou de reuniões, em Brasília, de cerimônias da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social para a Copa do Mundo de 2014, a se realizar no Brasil. Os governos estaduais e as prefeituras municipais também estão convidados a participar das discussões.
O ministério da cultura afirmou, durante a solenidade, que a Copa do Mundo de 2014 vai ter um diferencial. “Vamos trabalhar não só o Brasil que os estrangeiros veem, ou seja, o país do samba, do futebol, do Carnaval e da alegria, mas também o Brasil da desigualdade ainda existente, o Brasil com problemas sociais, que precisa de soluções”, expressou. “Vamos trabalhar em cima da realidade, da diversidade cultural e social brasileira”.
Todo esse trabalho voltado para a Copa vai mexer com a autoestima do próprio brasileiro, afirmou o ministério da cultura no Brasil: “O Brasil do Bumba-meu-Boi, das manifestações folclóricas, das culturas indígenas, dos pontos de cultura de todo o país e uma série de outras manifestações culturais serão mostradas. Vamos trabalhar com o imaginário e com o Brasil como ele é”.
O secretário executivo da Secretaria de Direitos Humanos afirmou durante a cerimônia que “a Copa de 2014 é uma grande oportunidade de mostrarmos o que somos e o que queremos ser. É o momento de apresentarmos os nossos valores”.
(O texto é um excerto e uma livre adaptação do texto obtido na fonte bibliográfica: Disponível em: http://www.cultura.gov.br/site/2013/04/26/copa-do-mundo-de-2014/. Acesso em: 26/04/2013)
QUESTÃO DISSERTATIVA
Após a leitura do texto acima “A Diversidade Cultural Brasileira vai à Copa do Mundo de 2014” e com base nos conteúdos da unidade 2 da disciplina desenvolva uma resposta que apresente uma reflexão analítica (entre 7 e 15 linhas fonte: Times New Roman ou Arial, tamanho 3 (12pt)) sobre a importância do estudo do relativismo cultural e etnocentrismo sob o viés