Atividade Discursão do filme Escritores da Liberdade
JOSÉ CARLOS P DE FARIAS
1- Quais as dificuldades enfrentadas pela professora Gruwell e quais as estratégias de superação utilizadas?
As dificuldades enfrentadas pela professora Gruwell foram de que não contava com o apoio da diretoria da escola, da coordenação, dos outros professores. Agia por conta própria e dava um jeito de angariar recursos para as viagens culturais e financiar o seu projeto de leitura para que seus alunos, mesmo com todas as suas dificuldades, lessem
“O Diário de Anne Frank”.
2- A educação Popular defendida por Paulo Freire propõe em sua metodologia considerar o contexto social e cultural dos educandos, valorizar seus conhecimentos prévios, viabilizar sua participação na mediação de sua suas próprias dificuldades sociais e escolares, entre outros aspectos que traz a escuta e o dialogo como fatores imprescindíveis no processo de ensino e aprendizagem. Diante disto, você considera que a professora Gruwell tinha postura de educadora Popular?
Acima de tudo, sim, pois se o processo de aprendizado se constrói segundo uma proposta de diálogo, não é fora do diálogo que irá se encontrar o conteúdo deste aprendizado, contudo, o aprendizado se instaura através da interação dialógica entre o mediador e o seu aprendiz e, esta interação vai proporcionar a criação dos sujeitos do diálogo, não numa perspectiva unilateral, mas de uma perspectiva de autonomia por parte do aprendiz. Segundo Paulo freire:
O fato de me perceber no mundo, com o mundo e com os outros me põe numa posição em face do mundo que não é de quem nada tem a ver com ele. Afinal minha presença no mundo não é de quem a ele se adapte, mas a de quem nele se insere. Esta é a posição de quem luta para não ser apenas objeto, mas sujeito também da história. (FREIRE, 1996, p. 60).
3- É possível trabalhar sua especificidade de formação docente sem desassociar do cotidiano de seus alunos? Justifique
Não só é